Confira todos os exames disponíveis.

Raio x

Exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo utilizando raios X. Serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão e a coluna, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de tumores e doenças ósseas, entre outros. O paciente e a máquina que irá fazer o exame são posicionados de acordo com o local do corpo a ser examinado. Os raios emitidos pela máquina passam através do corpo e “marcam” uma placa sensível, gerando a imagem do local desejado.

Nasolaringoscopia

Exame que permite observar possíveis lesões na boca, laringe e faringe. O médico otorrino introduz o aparelho, (laringoscópio) pelo nariz até à faringe para visualizar no monitor do aparelho as zonas por onde passa o laringoscópio. Alguns aparelhos gravam o exame permitindo que este seja visualizado por outros médicos.

Colposcopia

Procedimento realizado para examinar a vagina, a vulva e o colo do útero, com o uso de um colposcópio que faz imagens. Esse aparelho permite o aumento da visualização de 10 a 40 vezes mais que o tamanho normal, o que auxilia a diagnosticar inflamações, ferimentos ou qualquer anormalidade. Para a realização desse exame, recomenda-se a abstinência sexual por 48 horas.

Vulvoscopia

O procedimento realiza fotografias da área da vulva, assim como a colposcopia. A grande diferença entre os dois procedimentos é que ele tem como principal objetivo a prevenção do câncer de vulva. É através desse exame que são reconhecidas as lesões características da doença. Se diagnosticado alguma alteração, o especialista pode pedir uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Ultrassom

A Ultrassonografia é um método diagnóstico que utiliza o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do corpo. Este diagnóstico por imagem auxilia na investigação médica, sendo uma importante ferramenta complementar para o diagnóstico de diversas patologias. 

Eletrocardiograma

Área da medicina voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, pêlos, mucosas, cabelo e unhas. O dermatologista orienta sobre os cuidados que o paciente deve tomar além de ajudar com problemas estéticos como acnes e queda de cabelo. Existem diversos segmentos dentro da área como a dermatologia clínica, que abrange as doenças, a cirúrgica, que atua em lesões a fim de removê-las com pequenos atos cirúrgicos e a dermatologia estética, que ajuda a manter a aparência saudável e o bem estar os pacientes.

 

Ecodopplercardiograma

Os diagnósticos e tratamentos das doenças do coração são realizados pela cardiologia. A especialidade cuida também de todos os componentes do sistema circulatório. Há dois tipos: o cardiologista clínico, que atende os pacientes em consultórios para fazer a primeira análise e o cirurgião cardiologista, que além de medicar, realiza cirurgias como implantação de pontes de safena e substituição de válvulas arteriais.

Laboratório de análises clínicas (sangue/urina/fezes)

Exame de Sangue – Hemograma

Em geral o sangue é coletado por uma agulha colocada diretamente em alguma veia de um dos dois braços. É o exame de sangue mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias e plaquetas. Os médicos usam os resultados do hemograma para diagnosticar e ou avaliar a evolução de uma doença.

 

Exame de Urina

O mais realizado é o exame de rotina de urina, onde a primeira urina do dia deve ser coletada e levada ao laboratório de exames. Através de sua análise é possível diagnosticar infecções e/ou disfunções do sistema urinário e também no controle de doenças hipertensivas e metabólicas (como diabetes).

 

Exame de Fezes

As fezes devem ser colocadas num frasco coletor limpo e seco e levado ao laboratório. O exame é indicado para verificar presença de parasitas no organismo, sangramento gastrointestinal, problemas no fígado e deficiência na absorção de vitaminas pelo organismo. O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas.