Confira todas as especialidades disponíveis.

Ginecologia

Ramo da medicina que estuda a saúde e os problemas da saúde da mulher. Os ginecologistas possuem formação clínica ou cirúrgica e tratam do sistema reprodutor da mulher. Recomenda-se que a mulher procure o ginecologista a partir da primeira menstruação e devem ser mantidas até mesmo após a menopausa. O especialista é capaz de detectar infecções na bexiga, problemas nas mamas, rins e qualquer outra parte que possa prejudicar a saúde da mulher.

Obstetrícia

Essa especialidade médica age em conjunto com o ginecologista na saúde da mulher grávida. O profissional atua sobre os aspectos fisiológicos e patológicos da mãe e do bebê. Ele está presente na gravidez, no parto e até o acompanhamento pós parto. O obstetra passa confiança e esclarece assuntos relacionados à saúde da mãe e do feto.

Mastologia

Voltada para as doenças da mama, a mastologia é a especialidade médica que realiza desde a prevenção até a escolha do melhor tratamento. Entre as principais doenças, o câncer de mama é uma das que se diagnosticada no início pelo mastologista, possui grande chance de cura.

Pediatria

Área da medicina especializada nas crianças e adolescentes. A especialidade serve para prevenir, diagnosticar e cuidar de problemas que podem tirar o bem estar da vida dos pequenos. O processo envolve desde a hora do nascimento até o desenvolvimento da fase da adolescência. Além de acompanhar a saúde das crianças, esses profissionais ainda possuem a função de orientar os pais sobre assuntos médicos e informar quanto ao crescimento saudável.

Clínica Geral

O especialista dessa área é, geralmente, o que faz o primeiro atendimento. É ele que avalia o estado paciente e indica o melhor profissional para cada caso. Em casos patológicos, é ele também que faz a triagem realizando exames iniciais como a verificação da pressão arterial, análise dos sinais vitais, batimentos do coração, além do acompanhamento de todo o histórico psicológico e social dos pacientes. 

Dermatologia

Área da medicina voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, pêlos, mucosas, cabelo e unhas. O dermatologista orienta sobre os cuidados que o paciente deve tomar além de ajudar com problemas estéticos como acnes e queda de cabelo. Existem diversos segmentos dentro da área como a dermatologia clínica, que abrange as doenças, a cirúrgica, que atua em lesões a fim de removê-las com pequenos atos cirúrgicos e a dermatologia estética, que ajuda a manter a aparência saudável e o bem estar os pacientes.

 

Cardiologia

Os diagnósticos e tratamentos das doenças do coração são realizados pela cardiologia. A especialidade cuida também de todos os componentes do sistema circulatório. Há dois tipos: o cardiologista clínico, que atende os pacientes em consultórios para fazer a primeira análise e o cirurgião cardiologista, que além de medicar, realiza cirurgias como implantação de pontes de safena e substituição de válvulas arteriais.

Ortopedia

Especialidade médica que utiliza métodos clínicos, físicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades dos ossos, músculos, articulações, tendões, ligamentos e estruturas relacionadas ao aparelho locomotor e ao esqueleto do corpo humano.

 

Otorrinolaringologia

Especialidade que trata doenças ligadas ao nariz, orelha e garganta. O profissional dessa área pode receitar remédios, fazer o acompanhamento do paciente além de realizar pequenas cirurgias nessas áreas da face. Essa área da medicina também pode cuidar da parte estética que envolve toda a cabeça, com exceção do cérebro, olhos e dentes. É por isso que esse profissional pode trabalhar em conjunto com outras especialidades como o alergologista ou até o cirurgião plástico.

 

Psicologia

É o estudo do comportamento humano e tudo que está relacionado ao processo metal das pessoas. A especialidade tem como foco questões que motivam o ser humano passando pela análise do emocional, pela percepção, aprendizagem e inteligência com experiências subjetivas.  A área também estuda as interações das pessoas com o ambiente físico e social que estão inseridas. Grande parte das investigações da Psicologia é feita pelo método de observação.

Urologia

Especialidade médica que cuida do sistema urinário e reprodutor dos homens, mas também pode tratar de problemas de crianças e mulheres. No homem, os urologistas são responsáveis por realizar diagnósticos de doenças como pedra dos rins, infertilidade, disfunção erétil, doenças sexualmente transmissíveis e até alguns tipos de câncer. O especialista da área pode atuar tanto na parte clínica, dando consultas, como na cirúrgica, realizando diversos tipos de operações.

Acupuntura

Usada como tratamento complementar, a acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas tradicional da medicina chinesa que estimula alguns pontos anatômicos do corpo sobre a pela. A técnica consiste na estimulação dos pontos com a penetração de agulhas bem finas, mas também podem ser usados outros métodos como os dedos ou massagens. Entre outros casos, o procedimento é indicado para redução de dores musculares, tratamento de náuseas e até diminuição da tensão emocional. O diagnóstico é feito a partir das observações físicas no paciente como a respiração, aspecto da pele e pulsação que são estimulados durante as sessões.